9.4.09

Donuts (rosquinhas)

Donuts ou doughnuts são aquelas rosquinhas macias que os policiais malandros de filmes americanos vivem comendo. Ah, o Homer Simpson também adora. :)


Receita 1
Ingredientes
1 tablete de fermento biológico
½ xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
1 ovo inteiro
1 gema
1 pitada de sal
óleo para fritar

Preparo
Dissolva o fermento no leite morno.
Numa tigela bata bem a farinha com o sal, o açúcar, o leite, a manteiga, o ovo inteiro e a gema até obter uma massa que possa ser trabalhada com as mãos.
Amasse até que a massa se torne tão lisa que não grude nas mãos.
Deixe descansar durante uma hora e amasse de novo por uns 2 minutos.
Estenda a massa com o rolo na espessura de um centímetro. Recorte discos de 6 cm de diâmetro. Um copo pode servir para isso.
Com um dedal ou uma tampinha de garrafa (pet), retire uma rodela do meio de cada disco e deixe as rosquinhas crescerem cobertas com um guardanapo por mais ½ hora.
Frite-as, então, em bastante óleo, dos dois lados, até ficarem coradas. Polvilhe-as com açúcar e sirva.


Receita 2
Ingredintes
200ml de leite
10g de fermento biológico granulado (1 saquinho )
400g de farinha
40g de manteiga
1 ovo
70g de açúcar
pitadinha de sal
óleo para fritar
Preparo
Aqueça levemente o leite, deixando-o morno (cuidado para não esquentar demais, senão o fermento não cresce). Misture o fermento ao leite morno e deixe descansar por 15 minutos.
Depois, misture na batedeira - com gancho de pão - metade da farinha, a manteiga, o ovo e o açúcar. Quanto os ingredientes estiverem misturados derrame o leite com fermento e acrescente o resto do açúcar. Bata até homogeneizar e acrescente o sal. Retire da batedeira e em uma superfície enfarinhada sove a massa por bons 5 minutos. Cubra com um pano úmido e deixe descansar em local quentinho até dobrar de tamanho, o que ocorre em cerca de uma hora.
Depois que a massa crescer, volte à superfície enfarinhada e abra a massa com a ajuda de um rolo, até ficar com 1,5cm de altura. Faça os donuts com um cortador e os furos no meio com um cortador menor*. Se sobrar massa, amasse e abra novamente, para fazer mais algumas rosquinhas. Disponha os donuts cortados sobre uma forma ou prato polvilhado com farinha e deixe-os descansar por mais 45 minutos, cobertos com pano úmido.
Aqueça o óleo em uma panelinha e frite os donuts dos dois lados até dourar. Coloque-os sobre um papel toalha para esfriar. Cubra com glacê e... lembre do Homer Simpson.

Rende cerca de 20 donuts de 8cm de diâmetro.

* caso não tenha um cortador, use um copo ou xícara de boca grande. Para o círculo menor, use uma tampa de garrafa.

Glacê branco
35g de manteiga em temperatura ambiente
200g de açúcar de confeiteiro
½ colher de chá de suco de limão
40ml de água quente

Na batedeira, misture a manteiga e o açúcar. Acrescente o suco de limão e a água e bata até a mistura ficar lisa. Mergulhe os donuts um a um no glacê e espere endurecer (demora cerca de 20 minutos).


Glacê pink
35g de manteiga em temperatura ambiente
200g de açúcar de confeiteiro
3 gotas de corante alimentício vermelho (opcional)
40ml de suco de morango quente

Misture em batedeira a manteiga, o açúcar e o corante. Junte o suco e bata até a mistura ficar lisa. Cubra os donuts com o glacê pink e deixe-os secar.

Nenhum comentário: